Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de junho de 2012

Pujança e miséria do ativo CZRS4 ou Banco Cruzeiro do Sul

Adicionar legenda

                                                           Rebaixamento de nota. O banco já tinha maus antecentes. A moody's ameaçou cortar a nota do banco recentemente após ele anunciar a compra de 88,7% do banco Prosper, um banco, em dificuldades, com necessidade de capitalização, para sermos generosos. Agora, comprar dificuldades, merece apenas o sinal de ? como resposta. Em Novembro de 2011 a nota do banco já havia sido rebaixada por uma agência importante. Hoje dia 5/6/12 os próprios bancos comprarão e muito as suas próprias ações. Tentarão evitar o pânico.


...as dívidas têm o péssimo hábito de aumentarem...

                                                           O dia 4 de Maio de 2012 ou o dia em que o Banco Cruzeiro do Sul sofreu intervenção. Esta ocorrência não foi nenhuma surpresa para o mercado. O Fundo Garantidor do Crédito ou FGC passará a administrar o banco. Neste dia os rombos foram estimados em 1,3 bilhões. Agora prestem atenção em um fato, como no caso PanAmericano no início o rombo já era grande e depois ficou gigantesco. Para quem não se lembra o PanAmericano praticava um golpe simples ou vendia carteira de crédito e não dava baixa na coluna dos ativos, tudo muito simples. Logo, irão anunciar um rombo bem maior, aposto um dente da frente, todos nós já vimos este filme. O segundo passo é dizer que é um caso isolado, falaram o mesmo no caso do banco do Sílvio Santos. Ao depois, dirão que o dinheiro é dos próprios bancos, exatamente, concordo. Só que a pergunta que ficará no ar, dando cambalhotas e rodando é, não há outras instituições fraudando demonstrações financeiras ou com créditos duvidosos ou que ainda ficarão em apuros daqui a alguns meses em razão do governo estar incentivando o crédito para ganhar as eleições de qualquer maneira quando deveria é estar restringindo o crédito para o bem do povo? Nunca se esqueçam que os bancos pequenos tem uns 2 bilhões de dólares em dívidas vencendo nos próximos meses. Muito do dinheiro que os bancos estão emprestando nem dos brasileiros são, vejo vacas magras no horizonte. Outro fato ridículo, hoje dia 5 de Maio de 2012 a agência de risco Standard & Poor's rebaixou a nota deste ativo. Ora, ora, e ora...

...dinheiro não aceita desaforos...
                                                             


                                                               300.000 mil empréstimos falsos. Os números por si só dizem tudo. É brincadeira. A notícia saiu no Estadão.


                                                                Dinheiro não aceita desaforos. Nos nossos caminhos da felicidades, já dissemos que uma regra básica para ser feliz é não acreditar em dinheiro fácil, se você tem isto como dogma não acreditará nunca que o seu dinheiro possa render mais de 10% ao mês e não cairá em golpes como o da Avestruz Master, um produto genuinamente goiano. Outro dogma que apresentamos é não faça dívidas uma vez que elas têm o péssimo hábito de só aumentarem, no máximo estabilizam, enquanto que a sua renda, os seus bens e o seu emprego podem ir para o beleléu. Uma terceira regra é saber que o dinheiro não aceita desaforos. Segundo uma reportagem o banco, controlado pela família Índio da Costa, gastava quantias extraordinárias com shows e artistas famosos, como Elton John e outros. Assim, devemos prestar muita atenção em quem trata o dinheiro com desaforos, pessoas ou empresas pois estes serão os caloteiros de amanhã. É o nosso terceiro dogma aqui registrado nesta pedra digital.

                                                               


                                                                    Situação dos bancos pequenos. Segundo o mercado eles estão em dificuldades por três motivos: com a crise européia o dinheiro que poderia vir de fora não virá: a inadimplência atinge eles em cheio, alguns emprestaram muito para devedores duvidosos de veículos e outros créditos duvidosos; a população está endividada, ou seja, não há como retirar mais dinheiro da patuléia com juros altos, as margens diminuirão nos próximos trimestres.


...os fundamentalista são tão periculosos como os técnicos...

                                                                     Duas bobagens no mercado ou análise técnica e fundamentalista. Na compra de ativos temos os partidários de uma ou outra corrente e os de ambas.Como os dados, os fundamentos, podem ser alterados ou estar viciados não é preciso dizer muito que nenhuma análise é confiável e nem quem audita os dados, pois eles são analisados tendo em conta a boa fé dos responsáveis por eles. Assim, não leve a sério nenhuma análise. Vejam bem, uma empresa diz ter 1.000 veículos e os avalia por X, quando vai vender não consegue a metade do valor contabilizado. Outra diz ter uma mina de minério avaliada por Y, só que o preço desta commodty cai drasticamente e no balanço consta a mina valendo o mesmo. Destarte, tenha em conta que os fundamentalistas são tão periculosos como os técnicos. Os outros que misturam as duas podem estar urdindo um Frankstein.  Aliás, esta palavra fundamentalista, nem soa bem, já traz uma mancha linguística na sua disritmia. Pois é, o banco se valia de 300.000 fundamentos falsos. Enfim, acredite em análise com moderação, com o pé atrás da orelha.




...o Brasil não escapará de uma corrida bancária...


                                                                  Corrida bancária na Europa e na Argentina. Se a imprensa em geral não coloca a expressão corrida bancária, é o que está ocorrendo, no nosso entendimento, na Europa e vejo um início deste fenômeno na Argentina, faça uma pesquisa na internet. O Brasil não escapará de uma corrida bancária caso o governo não abra o olho enquanto é tempo. Este fato do Banco Cruzeiro do Sul vai deixar todo mundo com a pulga atrás da orelha. Prestem atenção neste alerta. O banco Cruzeiro do Sul para nós já é passado. Agora, já dissemos que o que importa é pensar pra frente e não pra trás, no passado o governo não agiu e deixou a fraude andar a galope, agora, o que interessa, o que acontecerá d'ora pra frente. A mídia vai faturar com o passado e não alertou do perigo no futuro, como deveria ter boquejado, esta é a imprestabilidade da notícia. Gosta de discutir o leite derramado com o consumidor consumido. Outro fato interessante no mercado, quando uma determinada empresa aumenta o marketing de maneira inexplicável, pode ser indício que as coisas não andam bem. Se o peixe é bom, qual o motivo de tanto gasto com a sua qualidade, muito menos quando ninguém perguntou.

...maiêutica socrática...
                                                                    Antítese. Não leve nada acima tão a sério. São apenas elucubrações econômicas necessária para o parto da verdade, para a maiêutica socrática.


                                                                      Os rombos são sempre maiores ao final de todas as contas. Agora em Julho de 2012 o Banco Central afirma que o rombo é de pelo menos o dobro do anunciado anteriormente, ou seja, será de 2,5 bilhões de reais pelo menos. Isto pode inviabilizar a compra do banco por outro, ninguém compra só dívidas. A esperança de compra é que impulsionou um pouco o preço do ativo que chegou a valer a quantia de R$ 1,42 em 29/6/2012. O banco Panamericano também cumpriu esta sina dos rombos serem sempre maiores.


                                                                 A miséria total ou a liquidação do banco em 14/9/2012. O Banco Central decretou nesta data a liquidação do banco Cruzeiro do Sul em razão das negociações para a venda da instituição que estava sob intervenção desde o início de junho fracassaram na véspera terem falhado. As negociações com as ações do Cruzeiro do Sul foram suspensas na Bovespa nesta data. Ontem os ativos fechou com alta de 24,5%, acumulando valorização nas últimas três sessões de 55,6%. O Fundo Garantidor de Crédito não conseguiu comprador sem embasrgo de ter obtido aceitação de 90% dos credores a uma recompra de dívidas do banco com desconto de cerca de 50%. Quem apostou na compra e entrou neste último repique dançou feio. Fica o aprendizado que um banco ruim é ruim mesmo e que especular com os seus ativos é pura loteria. Segundo informações os eventuais compradores desistiram da compra em razão do rombo ser bem maior do que o anunciado. Já tínhamos falado do rombo antes. O banco Prosper também foi liquidado, só que este não tem ações em bolsa. 




4 comentários:

  1. Como nao levar isso a sério, no auge dos meus 51anos, já passei pela Caixego, Encol, Beg, Curralitos, planos Sarney, Color, Verão, Primavera, outono, e por aí vai. Da pra levar a sério sim e muito!
    Acho que vem coisa feia pela frente...

    ResponderExcluir
  2. Boa Askanio,

    É maneira de falar. Já passei por alguns suplícios elencados por você acima e com prejuízos sequipedais. Parece-me que as coisas se repetem de quando em quando, um filme de terror já visto por nós e encoberto pela imprensa O problema é não enlouquecer ou entrar em depressão com tantas maracutaias. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog é muito bom. É um convite à reflexão, tão necessária ao alcance de uma conclusão mais robusta. Continue assim. Estamos acompanhando.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Seja bem-vindo Fernando,

    A ideia é a reflexão, nada de imposição, o pior é que ainda podemos estar todos errados depois de toda reflexão. Um abraço, apareça.

    ResponderExcluir