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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pujança e miséria do ativo TAM3


O IPO saiu por R$ 42,00. Hoje vale os
míseros R$ 34,24
                                                                Pequena história .A TAM ou Taxi Aéreo Marília foi fundada em fevereiro de 1961 como empresa de táxi aéreo. Hoje é a maior companhia aérea do Brasil, tendo a cidade de São Paulo como o seu principal centro de operações. Iniciou suas atividades com quatro Cessna 180 e um Cessna 170, transportando mercadorias e passageiros entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Atualmente, a frota da companhia é composta por aviões Airbus da família A320 e A33, Fokker 100 e MD-11. Com o ingresso do comandante Rolim Adolfo Amaro na Companhia em 1971, viveu um outro momento, e começou seu crescimento expressivo a partir de 1976, quando assumiu a presidência da empresa. Rolim morreu em um desastre aéreo, nas proximidades de Pedro Juan Caballero cidade do Paraguai, no ano de 2001. A Tam é a 7ª empresa no Flight Safety, ou seja, a 7ª empresa com mais indice de mortes por decolagem, o que faz dela perigosa para se voar. Em novembro de 2006 a TAM inaugurou o Museu Asas de um Sonho em São Carlos

sinergia=união de energias

                                                                               Prejuízo do terceiro trimestre de 2011. A empresa amargou nestes três meses o prejuízo monumental de R$ 619,7 milhões. Alegou que foi prejudicada pelo aumento do dólar e custos operacionais. Vejo o prejuízo como assustador uma vez que a sua receita líquida aumentou em 13% comparado com o mesmo período de 2010, ou seja, a empresa arrecada mais ou 3,3 bilhões  e mesmo assim tem prejuízos mostrando que as coisas podem piorar. Alega aumento de despesas com pessoal, exemplificativamente, algo que não pode ser reduzido facilmente tendo em conta a legislação. Despesas financeiras saírem de pouco mais de 200 milhões para 1,8 bilhão é outro fato preocupante. No mesmo período de 2010 teve ganho de 773,5 milhões, os números impressionam.

                                                                                 O que pega é dívida em dólar. Empresas aéreas tem um problema em comum ou dívidas em dólar, o dólar é a moeda em que elas negociam aviões, se em determinado período esta moeda oscila se valorizando quem deve nela sofre as consequências. Foi o que aconteceu, pois o período Julho, Agosto e Setembro de 2011 foi um período em que o dólar se valorizou quase 20% e 91% de sua dívida é atrelada em dólar. Esta oscilação cambial é também um indício e um aviso que a economia brasileira não está tão bem como muitos dizem.

                                                                                 Dívida monstruosa. Existem países que não devem R$ 10,3 bilhões, e é este o valor da dívida da Tam. Agora, imaginem, uma desvalorização cambial conjugada com o arrefecimento da demanda por assentos de aviões seria a ruína da empresa em poucos meses. Destarte, quem estiver no ativo deve anoitecer e amanhecer com um olho no seu valor e outro no dólar. De qualquer maneira, esse vôo com dívidas é arriscado, dívidas um dia vencem e as receitas nunca são garantidas, há inúmeros fatores conspirando para que as coisas não dêem certo.

                                                                          
                                                                                  Terceiro olho no preço do barril de petróleo. Se quem estiver no ativo deve anoitecer e amanhecer com um olho no seu valor e outro no dólar deve acrescentar um terceiro olho, é necessário este olho no preço do barril de petróleo. Se o petróleo começar a subir muito o ativo cairá na mesma proporção, a matemática inversa é correta se o petróleo abaixar muito, tudo considerado em um momento razoável da economia brasileira. Na data de 18/11/11 fechou em R$ 34,24. Para nos orientarmos digo que o IPO saiu em R$ 42,00, já chegou a valer mais de R$ 70,00.


                                                                Concorrência sanguinolenta. Hoje encontramos uma passagem aérea mais barata que a de um ônibus, tudo é explicado pela concorrência sanguinária. Isso é bom para o consumidor e péssimo para as empresas que precisam se capitalizar, pagar as suas dívidas e, ainda, crescer. É o dilema do crocodilo no devoramento.

                                                                 A esperança da parcereia com a Latan chilena. Em 2011 o entusiamo se renovou com a possibilidade desta parceria. Sobre a esperança já falamos muito no texto Pandora, a mulher de todos os dons e, Epimeteu, o que pensa depois e a conclusão é que quase toda esperança deve ser tratada como essência humana mas algo delicado que não pode nos levar ao erro uma vez que o homem e as coisas são esperanças que acabam morrendo algum dia. Esta parceria poderá ser boa, agregar energias o que o mercado chama de sinergia. Só que este fato por si só não pode catapultar o valor do ativo, só depois que as sinegias começassem a aparecer é que se justificaria algum entusiasmo. Alguns gostam de bombar certos fatos que não se realizaram totalmente e extrair valores deles, é a venda do futuro promissor. No entanto, se olharmos para o céu econômico ele não é de brigadeiro, neste final trágico de 2011, para o investidor comum.


                                                                O terceiro mandamento de Lirio Parisotto. Lirio Parisotto é um grande investidor em ações, dono da empresa Videolar, e, como todo grande investidor tem suas regras próprias, aliás é famosos no mercado de ações Os Dez Mandamento de Lirio Parisotto e o terceiro reza: 3. Fuja de ações dos setores aéreo e varejista. Na crise de 2008 quase todas as empresas aéreas tiveram dificuldades, algumas desapareceram. Destarte, estar voando no ativo não deixa de ter os seus perigos. Deverasmente, tyudo que sobe desce, é regra da física.

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