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domingo, 30 de outubro de 2011

Pujança e miséria do ativo NATU3


Pujança e miséria do ativo NATU3. Fechou em 29/12/11
último pregão em R$ 36,69, -20,37 neste ano.


                                                                    
...o acirramento da concorrência na área de cosméticos deve ser considerado...
                                                                     Pujança. Foi um dos mais bem sucedidos IPO ou oferta inicial de ações na bolsa de valores. Suas ações foram lançadas em bolsa em Maio de 2004 e o preço final foi precificado em R$ 36,50 e em 2005 chegou nos R$ 80,00.


                                                                     Maio/09. Os atuais controladores da empresa, Antonio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos anunciaram que reduziriam sua participação na empresa, que era de 73,4%. Na época circulava no mercado boatos de que os donos da Natura procuram uma multinacional para comprar o negócio. Os boatos nunca foram confirmados, mas a decisão de fazer uma nova oferta pública de ações mostrava que os controladores da empresa estavam adotando o modelo de companhia de capital pulverizado.

                                                                      Fechamento em 28/10/11. O ativo fechou neste dia em R$ 33,50, com uma queda anual de -25,51%. Os resultados do 3T11 se não vieran ruins também não foram bons. O acirramento da concorrência é um fator a ser considerado. Esta área é extremamente competitiva, assim, não é fácil uma empresa dominar o setor mesmo que ela apresente produtos inovadores e bem aceitos no mercado. A corretora do City reduziu a perspectiva do ativo nos próximos anos. Os seus dividendos ainda se encontram em Out/11 em torno de 6%, o que é bastante razoável. Este ativo mostra bem que se deve vender uma ação quando ela está no auge e que ele dura pouco, já a decadência é lenta.

                                                                      Natura e Avon. A Avon é uma empresa americana e a Natura é inspirada na Avon, ou seja, vendem cosméticos e utilizam milhares de pessoas de porta em porta vendendo os seus produtos. Diante destes fatos é muito natural a comparação entre Avon e Natura. Nesta comparação a Avon só vale em torno de 25% da Natura ou a Natura é 75% mais cara que a Avon. Os que defendem a Natura dizem que o mercado da América Latina é promissor e que a empresa brasileira é mais lucrativa. De qualquer maneira, então, o investidor tem de exigir lucros e crescimentos constantes desta empresa, sempre comparar os dados de um trimestre para o outro. Caso contrário...

Natura e Avon uma comparação
que o investidor não deve esquecer

                                                                 



Balanço de 2011. O último dia de negócios da NATU3 foi em 29/12/11 e neste dia fechou em R$ 36,69 com queda gravada de -20,37. A bolsa caiu em torno disso, ou seja, o ativo andou praticamente no mesmo ritmo do Ibovespa. De janeiro a setembro do ano passado, as vendas da Natura cresceram apenas 9,5% contra 21,1% do mesmo período de 2010, e registrou a primeira queda da margem lajida desde o início do plano de recuperação, em 2007. O resultado foi consequência do aumento das despesas da empresa aliado à menor produtividade das consultoras que caiu em média 5,9% em 2011. Levar a cabo a maior produtividade das consultoras é um desafio para a empresa em 2012. Só que a menor produtividade é reflexo da maior concorrência e da crise que começa a chegar ao Brasil, no nosso entendimento, e não um fato que que possa ser solucionado em reuniões. Por outro lado, o fator europeu vai pesar e muito em 2012.

                                                                      Portanto, uma previsão sob os auspícios do 4° axioma de Zurique, dificilmente, o preço do ativo subirá em 2012, se manter o preço já é um ganho. 

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